

O núcleo estudantil ELECTRUBI é o Órgão representativo dos alunos matriculados no curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade da Beira Interior (UBI) e de todos aqueles que a ele se associarem. Cabe ao ELECTRUBI a defesa de todos os direitos e deveres dos seus associados assim como a promoção de actividades de interesse social e pedagógico inerentes ao curso.
O ELECTRUBI foi fundado a 28 de Setembro de 2004, instituído pelos alunos de Engenharia Electrotécnica da UBI e pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
A ideia de criar o núcleo estudantil surgiu em conversa entre alguns alunos deste curso de Engenharia Electrotécnica. Ao mesmo tempo que os alunos se apercebiam da importância de formar o núcleo, começaram a informar-se de que forma e do que era necessário fazer para que realmente se pudesse criar. Sem perder mais tempo, começou a formar-se uma comissão instaladora e uma equipa, ou melhor, uma lista que viria a ser a vencedora para ocupar os cargos dos primeiros Órgão Sociais do ELECTRUBI.
Uma das primeiras coisas a fazer foi achar um nome para este núcleo. ELECTRUBI foi o nome atribuído pelos alunos. De seguida passou-se à elaboração dos seus imprescindíveis estatutos. Automaticamente, estes estatutos, após serem aprovados pela AAUBI em Assembleia Geral de Alunos, no dia 28 de Setembro de 2004, fundam o núcleo ELECTRUBI.
Desde então o ELECTRUBI tem-se mostrado um veiculo imprescindível na divulgação do curso que representa, levando informação sobre o curso, a Universidade e a Engenharia a potenciais novos alunos, na criação de actividades como as Jornadas de Eng. Electrotécnica e de Computadores, realizadas anualmente, facilitando o contacto dos estudantes com o mercado de trabalho e a troca de experiências com antigos alunos e a realização de workshops práticos que complementam a componente teórica leccionada nas aulas. Para além das atividades ludicas, o ELECTRUBI sempre promoveu o convívio entre os seus membros com a realização de jantares de curso, churrascadas, festas e a já tradicional Gala de EEC que todos os anos junta atuais e antigos alunos bem como professores.